O QUE É
É o meio de transmissão de sinais denominado MULTI-CHANNEL MULTI-POINT DISTRIBUTION SYSTEM (MMDS) que se utiliza de faixa de microondas para transmitir os sinais recebidos para os assinantes na área de prestação de serviço.
COMO FUNCIONA
A PROGRAMADORA, que é a empresa responsável pela grade de programação dos diversos programas a serem veiculados, transmite o sinal desde seu UPLINK CENTER (local de onde partem os sinais da programadora) diretamente para o satélite. Por sua vez, o satélite emite este mesmo sinal para o HEADEND (local onde ficam os aparelhos de recepção e transmissão dos sinais para os assinantes) da OPERADORA.
Após receber os sinais do satélite, os aparelhos situados no HEADEND processam, qualificam e modulam os sinais recebidos e enviam, através de uma antena, a programação ao assinante, que recebe através de uma antena de microondas.
QUEM PODE PRESTAR O SERVIÇO
Toda e qualquer empresa que tenha sido constituída segundo as leis brasileiras, que tenha a sua sede e sua administração no País.
Pessoas jurídicas que tenham pelo menos 51% do seu capital social, com direito a voto, pertencente direta ou indiretamente a brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10 (dez) anos.
Sociedade sediada no País, cujo controle pertença, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10(dez) anos, isoladas ou consorciadas.
QUANDO PRESTAR O SERVIÇO
Para que se possa prestar o serviço de MMDS, a pessoa jurídica deverá participar de processo licitatório promovido pela ANATEL e ser declarada vencedora do mesmo.
Para que seja publicado o Edital de Concorrência para exploração do serviço de MMDS, é necessário que a localidade de interesse esteja contida no planejamento para implantação dos Serviços de TV a Cabo e MMDS.
FAIXA DE FREQÜÊNCIA
Usa a faixa de 2,5 a 2,7 GHz e deve haver visada direta entre a antena transmissora e a receptora do assinante, ou seja, não pode haver nenhum obstáculo tais como morros, montanhas, vales e outros que impossibilitem a chegada do sinal até a antena receptora. Nessa faixa, tem capacidade para transmitir 31 canais analógicos a uma distância de 20 a 50 Km entre as antenas.
OPERADORAS EM ATIVIDADE NO BRASIL
UNIDADE DA FEDERAÇÃO EM OPERAÇÃO EM INSTALAÇÃO
Acre - -
Alagoas 1 -
Amapá - -
Amazonas 1 -
Bahia 4 -
Ceará 3 -
Distrito Federal 1 -
Espírito Santo 3 2
Goiás 1 2
Maranhão 1 -
Mato Grosso - 3
Mato Grosso do Sul - 4
Minas Gerais 4 1
Pará 1 -
Paraíba 2 -
Paraná 3 4
Pernanbuco 3 -
Piauí 1 -
Rio de Janeiro 3 -
Rio Grande do Norte 1 -
Rio Grande do Sul 3 3
Rondônia 1 2
Roraima - 1
Santa Catarina 6 2
São Paulo 15 4
Sergipe 1 -
Tocantins - -